Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos
Bancários de Itajubá e Região

Av. Cel. Carneiro Júnior, 57 sls, 605/606, Centro, 37500-018 Itajubá / MG

(35) 3621-1532

sindicato@bancariositajuba.org.br

seeb.itajuba.reg@veloxmail.com.br

Notícias

30/08/2018 - SEEB
ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA – SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE ITAJUBÁ E REGIÃO – O Presidente da entidade supra convoca todos os membros da categoria profissional bancária de sua base territorial, da ativa e aposentados, associados ou não, dos Bancos Públicos e Privados, para participarem, deliberarem e votarem na AGE do dia 31/08/2018 às 16:00 horas, em 1ª convocação, ou às 17:00 horas, em 2ª e última convocação, caso não haja quorum na primeira, marcadas ambas para o seguinte endereço: Av. Coronel Carneiro Júnior, 57 – Salas 605/606 – Edifício Dona Helena – Itajubá - MG, constando da ordem do dia as seguintes matérias: 1 – Leitura do Edital de Convocação; 2 – Apreciação e discussão da proposta apresentada pela FENABAN/Bancos Privados/BB/CAIXA/Sindicato dos Bancos de Minas Gerais, para reajuste salarial e demais condições renovatórias das convenções coletivas vigentes entre 01/09/2018 até 31/08/2019 e do período de 01/09/2019 até 31/08/2020, e também as disposições convencionais sobre PLR, para vigir de 01/09/2018 até 31/08/2019 e do período de 01/09/2019 até 31/08/2020; 3- Autorização, por votação na lista de votação, concedendo poderes negociais para, isoladamente ou em conjunto com a Federação, celebrar e assinar instrumento de convenção coletiva de trabalho nos termos da proposta patronal, se aprovada. Itajubá-MG, 30 de Agosto de 2018.

 

 

 

Durval Verri Junior

Presidente

20/07/2018 - SEEB
CAMPANHA SALARIAL 2018 CAIXA FEDERAL

Receba os informes da Campanha Salarial no seu Whatsapp:

Adicione o número: (61) 98302-0012 nos seus CONTATOS

Envie uma mensagem com o seu NOME e CIDADE

 

CAMPANHA SALARIAL 2018

REUNIÃO CAIXA

Nesta quarta-feira (18/07), foi realizada a reunião inaugural de negociação específica entre a Caixa Econômica Federal e a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação – CEBNN/CONTEC,  no Windsor Hotel, em Brasilia.

A Comissão Contec iniciou a reunião cobrando da CAIXA a resposta às reivindicações da Pauta de Reivindicações dos Bancários da CAIXA, entregue no dia 13 de junho em São Paulo, cujo conteúdo foi deliberado no  XLVI Encontro Nacional de Dirigentes Bancários e Securitários – Planejamento da Campanha Salarial 2018.

A coordenadora da comissão CONTEC pediu resposta sobre a clausula 1, que trata da Renovação do ACT. Esclareceu  que, nesta campanha salarial, a pauta é a renovação do ACT mais a inclusão de algumas novas cláusulas e ajuste ao texto de outras clausulas já existentes.

A comissão CAIXA informou que está revisando o conteúdo da Pauta e, que ainda existe prazo suficiente para análise desta questão.

Conforme acordado, sobre as cláusulas novas, passou-se a ser abordada as questões específicas de Saúde e Segurança Bancária. Iniciou-se abordando as seguintes questões de saúde: CLÁUSULA 13  – PROTEÇÃO À EMPREGADA GESTANTE; CLÁUSULA 15 – ESTABILIDADE AO FUNCIONÁRIO VÍTIMA DE ASSALTO, SEQUESTRO OU EXTORSÃO; CLÁUSULA 17 –  LICENÇA REMUNERADA PARA ACOMPANHAR PESSOA ENFERMA DA FAMÍLIA; e a CLÁUSULA 20 – AFASTAMENTO POR DOENÇA SUPERIOR A 15 DIAS.

CLÁUSULA 13 – PROTEÇÃO À EMPREGADA GESTANTE

A Comissão Contec solicitou que haja proteção para a gestante, no aspecto das condições de trabalho, garantindo a remuneração, função e a comissão da empregada.

RESPOSTA DA CAIXA: Caixa esclareceu que vai manter a mesma redação do ACT revisando.

CLÁUSULA 20 – AFASTAMENTO POR DOENÇA SUPERIOR A 15 DIAS

Visando melhorar a redação da cláusula constante do ACT, a comissão Contec solicitou que a Caixa se responsabilize pelo agendamento de perícias junto ao INSS no caso de afastamentos acima de 15 dias, quando o empregado não o fizer em prazo hábil, considerando a impossibilidade do mesmo devido as suas condições desfavoráveis de saúde.

RESPOSTA DA CAIXA:  Caixa negou o pleito, vai manter a redação do ACT vigente.

CLÁUSULA 15 – ESTABILIDADE AO FUNCIONÁRIO VÍTIMA DE ASSALTO, SEQUESTRO OU EXTORSÃO

De forma a resguardar os empregados que são vítimas de assalto, sequestro ou extorsão,  a CONTEC ressaltou a importância da garantia de estabilidade financeira dos empregados que estão em estado de stress gerado pela situação ocorrida, que muitas vezes traz implicações psicológicas.

RESPOSTA DA CAIXA:  A CAIXA negou conceder essa estabilidade financeira conforme solicitado.

CLÁUSULA 17 –  LICENÇA REMUNERADA PARA ACOMPANHAR PESSOA ENFERMA DA FAMÍLIA

A Comissão Contec solicitou que quando houver necessidade, a pedido médico, de licença para acompanhamento de pessoa da família, que não haja nenhum prejuízo na vida funcional do empregado.

RESPOSTA DA CAIXA: A Caixa quer retornar nesse tema na próxima reunião.

Após o esclarecimento do pedido das cláusulas, a coordenadora da CEBNN/CONTEC, Rumiko Tanaka continuou abordando outros assuntos sobre Saúde.

  •  CLÁUSULA 16 – PLANO DE SAÚDE E SAÚDE CAIXA –  Sobre esses temas, a CAIXA solicitou a comissão CONTEC que aguarde estudos e análises que estão em andamento.

PCMSO – PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL

Solicitou a CAIXA que continue avaliando e melhorando a  implementação do PCMSO junto aos empregados. Devido ao debate e aos pleitos realizados já há algum tempo, a coordenadora Rumiko Tanaka disse que muitas doenças foram detectadas nesses exames e que há necessidade de aperfeiçoamento para incluir como doenças ocupacionais as doenças mentais (depressão e ansiedade), tendo em vista o número de licenças desse tipo que têm sido identificadas.

RESPOSTA DA CAIXA – A Caixa afirmou que este programa tem sido tratado com muita ênfase para melhorar a saúde e  as condições de trabalho, prevenindo doenças ao seus empregados.

  • AMBIENTE DE TRABALHO

A Comissão CONTEC também solicitou a manutenção MAIS RIGOROSA dos equipamentos de ar condicionado, climatização, adequação URGENTE de mobiliário em vários ambientes de trabalho dentro da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. Insistiu no tema porque a não adequação do ambiente de trabalho tem como consequências doenças como sinusite, rinite, LER e etc.  

RESPOSTA DA CAIXA: A CAIXA tem um setor especializado em manutenção dos equipamentos e mobiliários, que já faz o acompanhamento desses assuntos. A Caixa informou que o programa FIQUE BEM  visa melhorar a saúde mental dentro do ambiente de trabalho e que tem buscado aprimorá-lo constantemente. Informou também que tem um novo padrão de mobiliário visando seu aprimoramento. Tudo é acompanhado por uma área específica de logística.  

Com relação a ruído e climatização dos aparelhos, a CAIXA afirmou que há um acompanhamento sistemático com substituição do parque e, que existem metas para essa troca visando manter a qualidade do ar em todos os ambientes.

  • PSI – Programa de Seleção Interna

A Contec também cobrou da Caixa mais informações e esclarecimentos sobre a abertura do PSI da área meio.

RESPOSTA DA CAIXA – Informou que este processo iniciado neste mês de julho está priorizando oportunidade para àquelas unidades que não passam por dificuldades de quantitativo de pessoal e resultados, bem como oferece a oportunidade às Superintendências Regionais de fazer as adaptações quando necessário para oportunizar a participação de todos. Assunto será novamente abordado com a CAIXA.

Concluindo as questões de saúde, a comissão CONTEC solicitou que em todos os cursos de qualificação e capacitação que fosse incluído a lista de alimentos que previnam doenças mentais como ansiedade e depressão.

 

SEGURANÇA BANCÁRIA

A Comissão CONTEC fez uma abordagem atual da situação de segurança bancária. Tendo em vista a criatividade dos meliantes, da fragilidade dos depósitos de explosivos, citando explosões de caixa eletrônicos em várias regiões do Brasil.   Neste tema, a comissão Contec solicitou que a Caixa que fosse qualificado e requalificado todo o pessoal por meio de cursos na área de segurança. Esse assunto deverá ser abordado em outras reuniões.

Encerrada a reunião, foi acordada a continuidade das negociações na próxima semana, quando serão abordadas as demais cláusulas. Local e data serão encaminhados posteriormente pela CAIXA.

 

16/07/2018 - SEEB
REUNIÃO COM A FENABAN

CAMPANHA SALARIAL 2018

 

REUNIÃO COM A FENABAN

 

       Atendendo aos pedidos do movimento Sindical, foi realizada no dia 12/07/2018 em SP, reunião do Comando Nacional de Negociação com a FENABAN. A FENABAN destacou que o setor bancário está disposto a firmar um pacto de fechamento da Convenção ainda na vigência da CCT revisanda, entregando uma carta de intenções.

 

       Ficou ajustado o seguinte calendário de negociação: 20/07, 24/07 e 02/08/2018, em São Paulo/SP, sempre a partir das 10h da manhã.

 

A Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação – CEBNN sugeriu que na reunião do dia 20/07 sejam discutidas as reivindicações objetos das cláusulas de Saúde e Sindicais da pauta de reivindicações, entregue no último dia 13/06/2018.

 

A DIRETORIA

 

Receba os informes da Campanha Salarial no seu Whatsapp:

Adicione o número: (61) 98302-0012 nos seus CONTATOS

Envie uma mensagem com o seu NOME e CIDADE

16/07/2018 - SEEB
Reunião Banco do Brasil

CAMPANHA SALARIAL 2018

 

REUNIÃO BANCO DO BRASIL

 

Nesta sexta-feira, a partir das 14h, a CEBNN reuniu-se com o Banco do Brasil, ficando ajustado o seguinte calendário de negociação:

23/07- a partir das 14 horas, na Sede do Banco, em Brasília/DF, para debater as cláusulas de saúde e condições de trabalho.

26/07 - a partir das 14 horas, no Ed. BB São Paulo, Av. Paulista, 1230, 11º andar, Sala da ONU, Bela Vista, em SP/SP, para debater as cláusulas de relações sociais e sindicais;

01, 02 ou 03/08 - a partir das 14 horas, no Ed. BB São Paulo, Av. Paulista, 1230, 11 andar, Sala da ONU, Bela Vista, em SP/SP, para debater as cláusulas econômicas.

 

A propósito da cláusula da pauta de reivindicações dos Bancários, que pede o aporte de recursos para a CASSI, o BB informou que não pretende tratar da questão nessa mesa de negociação.

 

A comissão CONTEC questionou o BB sobre a concessão de Plano de Saúde para os selecionados no último concurso, havendo o Banco informado que tratará da questão na próxima reunião.

 

A DIRETORIA

08/05/2018 - SEEB
CAMPANHA SALARIAL 2018 - AGE

ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

 

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

 

O Presidente do SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE ITAJUBÁ E REGIÃO convoca todos os bancários associados ou não, para participarem da Assembléia Geral Extraordinária a ser realizada no dia 10 de maio de 2018, na sede do Sindicato, à Av. Coronel Carneiro Junior, 57 – Salas 605/606, , Centro, em Itajubá (MG) às 16:00 horas, em primeira convocação, e/ou às 17:00 horas, em segunda convocação, caso não haja “quorum” legal na primeira, tudo de acordo com os estatutos em vigor, para discutir e votar sobre a seguinte Ordem do Dia: a) Autorização para ajuizamento do Protesto Judicial visando manter o início de vigência da data-base de 1º de setembro que beneficia os empregados em estabelecimentos bancários na base territorial do sindicato; b) Discussão e votação sobre quais cláusulas serão reivindicados junto ao Sindicato dos Bancos de Minas gerais para vigorar a partir de 1º de setembro de 2018; c) Discussão e votação sobre a contribuição assistencial a ser descontada na folha de pagamento de todos os bancários da base territorial do sindicato, que não se opuser ao referido desconto no prazo que vier a ser fixado em convenção ou acordo coletivo; d) Autorização para, se for frustrado o acordo, ajuizar Dissídio Coletivo de natureza econômica a favor dos bancários da base territorial do sindicato.

 

 

Itajubá (MG), 04 de Maio de 2018.

 

 

 

José Manuel Serva de Oliveira

Presidente

 

23/04/2018 - SEEB
Assembléia Geral Ordinária

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

 

ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA

 

O Presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Itajubá e Região, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, convoca os integrantes da categoria bancária da base territorial desta entidade, associados ou não, da ativa e aposentados, para a Assembléia Geral Ordinária – AGO – que se realizará no dia 25 de Abril de 2018, às 16:00 horas, em 1ª convocação e, não havendo “quorum”, às 17:00 horas, em 2ª convocação, na sede da entidade, à Av. Cel Carneiro Júnior, 57, Edifício Dona Helena, salas 605/606, em Itajubá-MG, para, de conformidade com o que dispõe a legislação, examinar, discutir e votar a seguinte Ordem do dia:

 

1)Leitura do Edital

2)Parecer do Conselho Fiscal sobre o Balanço Financeiro do exercício de 2017.

 

Itajubá-MG, 20 de Abril de 2018.

 

José Manuel Serva de Oliveira

Presidente

27/11/2017 - SEEB
Assembléia Geral Ordinária - Categoria

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

 

ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA

 

O Presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Itajubá e Região, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, convoca os integrantes da categoria bancária da base territorial desta entidade, associados ou não, Bancos Públicos e Privados, da ativa e aposentados, para a Assembléia Geral Ordinária – AGO – que se realizará no dia 29 de Novembro de 2016, às 16:00 horas, em 1ª convocação e, não havendo “quorum”, às 17:00 horas, em 2ª convocação, na sede da entidade, à Av. Cel Carneiro Júnior, 57, Edifício Dona Helena, salas 605/606, em Itajubá-MG, para, em conformidade com o que dispõe a legislação, examinar, discutir e votar a seguinte Ordem do dia:

 

1)Leitura do Edital

2)Parecer do Conselho Fiscal sobre Proposta Orçamentária para o exercício de 2018.

 

Itajubá-MG, 24 de Novembro de 2017.

 

José Manuel Serva de Oliveira

Presidente

27/11/2017 - SEEB
AGO - Conselho Fiscal

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

 

ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA

 

        Pelo presente Edital de Convocação, o Presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Itajubá e Região, em conformidade com seu Estatuto, convoca os membros do conselho fiscal a se fazerem presentes à Reunião, a realizar-se no dia 28 de Novembro de 2017, às 16:00 horas, na Sede Administrativa, sito á Av. Cel. Carneiro Junior, nº.57, Edifício Dona Helena, salas 605/606, nesta cidade de Itajubá, Minas Gerais, para tomarem conhecimento e deliberarem a respeito da seguinte ordem do dia:

       

1- Leitura do Edital;

2- Apreciação e aprovação da Proposta Orçamentária para o Exercício de 2018.

 

Itajubá, 24 de Novembro de 2017.

 

 

José Manuel Serva de Oliveira

Presidente SEEB Itajubá e Região

 

13/11/2017 - SEEB
AÇÃO DECLARATÓRIA - BB

SEEB ITAJUBÁ INGRESSA COM AÇÃO JUDICIAL DECLARATÓRIA DE INCORPORAÇÃO DE VERBAS DE 10 ANOS PARA COLABORADORES BB

 

        O Sindicato dos Bancários de Itajubá e Região vêm informar aos colaboradores do Banco do Brasil que está ingressando com ação DECLARATÓRIA DE INCORPORAÇÃO DE FUNÇÃO DE 10 ANOS.

 

        A referida AÇÃO pleiteia a manutenção e incorporação de função gratificada aos funcionários prejudicados com redução salarial pela reestruturação e que tenham exercido função gratificada ou comissionada por mais de 10 anos e pela manutenção do recebimento aos colaboradores que recebem as referidas verbas.

 

        Na oportunidade, reforçamos o convite para quem ainda NÃO É ASSOCIADO, para que os companheiros se sindicalizem ao nosso Sindicato, principalmente nesse momento que passa a vigorar a Reforma Trabalhista, onde direitos dos trabalhadores estão sendo suprimidos, com a prevalência do Capital sobre o trabalho. O momento é de FORTALECIMENTO do Sindicato para as lutas pela manutenção das conquistas da categoria.  

 

        Para se sindicalizar é só enviar e-mail para o endereço: seeb.itajuba.reg@uol.com.br solicitando o envio da ficha de filiação, ou pelos telefones: 35-3621-1532 / 35-3622-1935.

 

 

Contamos com a participação de todos!

 

 

DIRETORIA SEEB ITAJUBÁ E REGIÃO

07/11/2017 - SEEB
SEEB Itajubá Ingressa com Ação para Tesoureiros CEF

SEEB ITAJUBÁ INGRESSA COM AÇÃO JUDICIAL DE QUEBRA DE CAIXA PARA COLABORADORES DA CEF


        O Sindicato dos Bancários de Itajubá e Região vêm informar aos colaboradores da CEF que estará ingressando com ação EXCLUSIVA PARA SEUS ASSOCIADOS que possuem a função TESOUREIRO.

 

        A referida AÇÃO pleiteia o pagamento das 7ª e 8ª horas excedentes da 6ª diária, além do reestabelecimento da jornada de trabalho de 06 horas para os ocupantes da função de Tesoureiro, tendo em vista que os mesmos não ocupam cargo de confiança.

 

        Solicitamos aos bancários da CEF que já são associados e exercem a função de TESOUREIRO que informem ao Sindicato a função que estão exercendo atualmente para nosso controle.

 

        Para quem ainda NÃO É ASSOCIADO, convidamos os companheiros a se sindicalizarem para participar do referido processo e fortalecer a nossa entidade, informamos que já existem importantes precedentes referente a esse pedido.

 

        Para se sindicalizar é só enviar e-mail para o endereço: seeb.itajuba.reg@uol.com.br solicitando o envio da ficha de filiação, ou pelos telefones: 35-3621-1532 / 35-3622-1935.

 

 

Contamos com a participação de todos!

 

 

DIRETORIA SEEB ITAJUBÁ E REGIÃO